Internet das Coisas – IoT

IoT é o meu tema preferido. De acordo com a tradução parcial do Wikipedia, a Internet das Coisas (IoT) é a rede de objetos físicos ou “coisas” conectados eletronicamente a software, sensores e conectividade de rede, o que permite que esses objetos recolhem e troquem dados.
Como podemos comprovar, há uma variedade enorme de produtos conectados ao ioT no mercado atual como por exemplo da pulseira fitbit ao nest termóstato e sistema de irrigação inteligente, mas a lista não para por aqui pois a tendência é de só aumentar.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer Nymi, empresa canadense que desenvolveu uma pulseira que usa o batimento cardíaco do usuário como sistema biométrico de autenticação para acesso de qualquer aplicativo, equipamento ou até mesmo serviço. Ative qualquer sistema sem digitar senhas, pague contas sem passar seu cartão de crédito, destranque seu carro sem necessidade de chave e muito mais. Não acredita? Confira aqui as possibilidades de uso desta tecnologia interessante https://www.youtube.com/watch?t=2&v=jUO7Qnmc8vE
Com o intuito de aprimorar tecnicamente meus conhecimentos neste tema, eu adquiri o kit CloudBit Starter Kit da littleBits. Estarei desenvolvendo projetos com a ajuda do meu colega Andrew Fawcett e compartilharei aqui o processo de aprendizagem.
Mudando um pouco de assunto… acabei de saber recentemente que uma empresa local brasileira está no radar de investidores do Vale do Silício.
Você conhece, ouviu falar ou já está usando os serviços oferecidos pelo Nubank?
Nubank quer revolucionar a qualidade da prestação de serviço do sistema financeiro, fornecendo cartão de crédito digital em que o usuário recebe notificações em tempo real de qualquer transação feita com o cartão de crédito, avisa quando precisa pagar a fatura e também quando o balanço da conta está baixo entre outras funcionalidades.
Quer saber mais sobre empresas brasileiras fazendo sucesso aqui no Vale do Silício, conheça minha amiga Margarise Correa que é fundadora do BayBrazil http://www.baybrazil.org/
Para maiores informações dos produtos/serviços citados neste blog visite: